10/19/2020
11:06:35 AM
TÍTULO: SEM CONVICÇÃO NÃO HÁ TRANSFORMAÇÃO
TEXTO: (I Reis 17:1) “Então Elias, o tisbita, que habitava em Gileade, disse a Acabe: Tão certo como Vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja presença estou, nem orvalho nem chuva haverá nestes anos não haverá segundo a minha palavra”. Vamos orar! INTRODUÇÃO: Se perguntar agora a cada um dos queridos se alguém tem algum tipo de problema ou falta de convicção em relação a sua Fé quando ora a Deus pedindo um socorro para uma necessidade, seja ela de qualquer natureza ou de um livramento. Com certeza! A maioria vai responder que tem dúvidas ainda sobre o poder transformador de Deus. Em nosso dia a dia é praticamente impossível em algum momento de nossa vida não termos uma fraqueza ou não pairar sobre nossa mente alguma dúvida em relação ao tamanho de nossa fé, e de que Deus vai responder nossas orações, mesmo que sejamos espiritualmente ativos e convictos de que Deus está à frente limpando o nosso caminho.
Faz parte de nossa natureza humana, mas mesmo que isso seja inevitável, temos nessas horas que olhar para o autor e consumador de nossa fé, Jesus Cristo (Hb 12:2) e não acreditar nessas mentiras do inimigo, mas seguir os conselhos que está escrito em (Tiago 1:2 a 7) “Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações, sabendo que a prova de vossa fé produz a paciência. Tenha, porém, a paciência, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma. E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser lhe a dada. Peça a, porém com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa”. Amém meus amados? Vamos orar; pedir, confiar e esperar em Deus, pois somente Ele tem o poder em transformar uma situação, seja ela qual for à vida de uma pessoa, de uma Empresa, de uma nação. Sim! Mas é preciso ter convicção, Fé.
SEM CONVICÇÃO NÃO HÁ TRANSFORMAÇÃO.
Esse foi o título da mensagem que Deus me deu para essa noite. E o que é isso? Exercício de fé. É crer realmente que com o poder da palavra dita ela possa repreender em nome de Jesus e mudar qualquer situação. Vamos ler (I Reis 16:30-33). Segundo a descrição histórica, a situação de Israel era terrível. O rei Acabe deu as costas a Deus e, deliberadamente, se opôs a Ele. Dedicou-se à idolatria e a promoveu junto ao povo. Havia um número muito pequeno de fiéis, porém, estavam amedrontados e vivam escondidos em cavernas. Os valores nacionais foram deliberadamente corrompidos. Houve um declínio moral incrível. Não somente o rei e sua esposa, mas quase todos, do menor ao maior se afastaram de Deus. Por influência deles, se afastaram de Deus.
O profeta Elias foi um dos únicos que resistiu a essa influência, que não entrou na onda da maioria. Ao contrário, ele colocou de lado o conforto e a conveniência para testemunhar em nome de Deus, enfrentando o rei, sua esposa Jezabel e os profetas de Baal, mesmo colocando sua vida em risco. E Elias através do Poder de Deus em sua vida, conseguiu mudar o quadro. Ao final, os profetas de Baal foram derrotados; o rei Acabe foi deposto com sua morte (I Rs 22:29 a40) e sua maligna esposa Jezabel foi devorada por cães (II Rs 9:10). A nação então se voltou mais uma vez para Jeová, o único Deus verdadeiro. Se a convicção é condição essencial para a transformação, temos que perguntar: Quais eram as convicções de Elias?O que o tornava assim tão firme? Onde alguém poderia encontrar coragem para manter-se firme na fé naqueles dias escuros e tenebrosos, quando uma nação inteira havia abandonado a verdade de Deus? Onde ele arranjaria forças para encarar um rei idólatra e avisar que seu castigo está próximo?
TRANSIÇÃO: Encontraremos as respostas a estas perguntas ao analisarmos o texto que lemos no início. E, nessa noite examinaremos três princípios chaves de aplicação prática para nossa vida em nossos dias.
1º Princípio. ELIAS TINHA CERTEZA DA REALIDADE DE DEUS. Vs 1a. "Tão certo como vive o Senhor...". Deus está vivo e o profeta não tinha dúvidas a esse respeito. Acabe, Jezabel e seus comparsas achavam que tinham acabado com o culto a Deus. Mas cometeram um grave erro. Se esqueceram de um único homem temente a Deus, Elias. Que significa “Jeová é o meu Deus”. Queridos! Para que Deus transforme qualquer situação, basta um único homem, um indivíduo completamente comprometido com Deus, imbuído daquela convicção, daquela certeza que só Deus pode pôr no coração dele. Fé! Deu para entender? Deus assim como usou Elias, pode usar a cada um de nós. Basta sermos comprometidos com Ele, termos convicções e Fé. Desde que Cristo veio a este mundo até nos dias de hoje. Um dos aspectos mais fascinantes do cristianismo é seu poder em transformar vidas e situações adversas. Para nós hoje! A maioria no mundo não se impressiona mais com discursos inflamados ou eloquentes. É o caráter que conta e importa. O que as pessoas querem ver mesmo é a realidade de Deus expostas em nossas vidas. Tem que existir em nossa vida algo que não possa ser explicado pelo mundo natural. Tem que existir alguma prova concreta da realidade e do amor de Deus em nossa vida. As quais nossos filhos, nossos pais, nossos colegas, nossos vizinhos, nossos amigos e principalmente inimigos possam ver. Infelizmente estamos vivendo um ostracismo religioso. Muitos líderes abandonando Deus e se preocupando mais com o material e influenciando muitas pessoas a irem pelo mesmo caminho. Como Acabe, Jezabel e os profetas de Baal fizeram. O ostracismo religioso tem trazido muitos problemas e decepções com o Evangelho e atualmente o que nós, a maioria dos Pastores têm enfrentado de problemas e não estamos conseguindo resolver em curto prazo, justamente por essas decepções ocasionadas por lideres que não tem temor a Deus afastando muitas pessoas das Igrejas. Já ouvi muitas queixas de pessoas que não vão mais à Igreja porque quando vão só pedem dinheiro, dinheiro e com isso se afastam e esmorecem em vista que vão à Igreja para receber uma palavra de conforto de ânimo de direção e esperança. E é isso que estamos fazendo aqui, agora. Não havendo isso, se decepcionam e afeta totalmente sua expectativa e principalmente a fé em Deus. Sabe! Por isso sempre falamos da importância em lermos e meditarmos na Bíblia. E é dessa forma que tenho aconselhado essas pessoas.
Na Bíblia encontramos muitos exemplos os quais nos encorajam a enfrentarmos esses problemas. Por exemplo: Jó tinha esta convicção: Pois eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra (Jó 19:25).Ou seja, vem sempre em meu socorro. O Apóstolo Paulo também nos encoraja: “Por esta razão sofro também estas coisas, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia” (II Tm 1:12). Meu irmão, minha irmã, meu amigo, creia em Deus e no seu poder em transformar tudo do nada, foi assim que Ele criou a Terra e tudo que nela há e nós somos obras primas Dele e Ele está atento a cada detalhe de nossa vida, Deus é o Deus do impossível e pode reverter qualquer situação, entende? Qualquer situação. Que talvez esteja enfrentando neste momento. Não perca a Fé e a esperança. Não deixe de buscar a presença de Deus por causa de líderes perversos, pois não se esqueça que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus como está escrito em (Rm 14:12) Amém?
2º Princípio. ELIAS TINHA CERTEZA DE QUE ERA REPRESENTANTE DE DEUS - vs. 1b. "Perante cuja face eu estou". Deus usa pessoas comuns para alcançar propósitos divinos, isso se chama milagre. Enfrentamos todos os dias problemas e situações inusitadas em nossa vida e requer de nós um exercício de Fé para superá los, sabendo que ao vencermos esses obstáculos é o Senhor quem vence por nós, pois é Ele quem nos capacita. Entretanto, embora o mundo tenha sede de respostas dessa natureza, muitos de nós estamos gaguejando. Enquanto o mundo estende os braços pedindo socorro, muitos de nós estamos somente observamos a tudo, imóveis ou dando de ombros. Chegamos mesmo a cruzar os braços. Elias poderia ter feito isso também, no entanto disse: "Eu sirvo ao Deus de Israel". Sabe como Deus reage às crises? Ele convoca seus servos ao serviço. Não apenas no púlpito, mas em todos os lugares que estão, nos lares, nas empresas, nas ruas, nos ponto de ônibus, nas filas da vida, nas escolas, etc. Vamos ler (Mt 18:18-20). Deus não quer ativismo; quer que estejamos disponíveis sempre que Ele precisar. "Senhor, que desejas de mim hoje?". Nós somos os representantes de Deus na terra. Não estamos aqui por acaso. O Apóstolo Paulo declara em (II Co 5:20) “De sorte que somos embaixadores por Cristo, como se Deus por nós vos exortasse. Rogamo-vos, pois, por Cristo que vos reconcilieis com Deus”. Queridos! Como embaixadores e servos de Cristo aqui na Terra, as pessoas tem enxergar Cristo em nossa vida através de nossas atitudes e boas ações as quais o Evangelho me ensina. Nós temos o poder de Deus a nosso favor assim como estava com Elias ao enfrentar o rei Acabe, sua esposa Jezabel e os mais de 400 profetas de Baal. Não importa qual seja a situação. Deus é com cada um de nós, basta estarmos disponíveis e dispostos a fazer a vontade Dele. Lembre sempre: SEM CONVICÇÃO NÃO HÁ TRANSFORMAÇÃO.
3º Princípio. ELIAS TINHA CERTEZA DE QUE O PODER DE DEUS ESTAVA À SUA DISPOSIÇÃO. Vs 1c "Nem orvalho nem chuva haverá nestes anos segunda minha palavra”. Como é que ele poderia ter tanta certeza disso? Elias era algum tipo de mago? Não. Tiago em sua Epístola diz que: "Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse, e por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra" (Tg 5:17). Deu para entender aqui? Elias era uma pessoa como nós, sujeito às mesmas paixões, sujeito a erros como acontece com cada um de nós, mas Deus o usou de maneira extraordinária, assim pode acontecer com cada um de nós também. Puxa! Mas será que Elias tinha algum segredo? A resposta é sim! Ele tinha um segredo. Seu segredo era orar e estudar as Escrituras. Assim, podia confiar plenamente em Deus e que o Senhor faria aquilo que havia dito. Crendo e esperando o agir de Deus.
As palavras que Deus disse podem ser encontradas em (Dt 11:16-17) “Guardai-vos para que o vosso coração não se engane, e vos desvieis, e sirvais a outros deuses, e os adoreis; e a ira do Senhor se acenda contra vós, e feche ele o céu, e não caia chuva, e a terra não dê o seu fruto, e cedo pereçais da boa terra que o Senhor vos dá”. Em outras palavras, Elias sabia que o poder da Palavra de Deus é poderosa para transformar qualquer situação ou o mundo. Será que acreditamos naquilo que as Escrituras têm a dizer ao mundo atual? Será que realmente podemos transformar qualquer situação ou este mundo? Queridos! Se tivermos fé e cremos nas promessas e no poder de Deus, aí sim, algo sobrenatural fluirá através de nós, assim como aconteceu com Elias, como já vimos, era um homem sujeito às mesmas paixões que nós, mas que quando orou para que não chovesse a chuva parou, quando enfrentou os profetas de Baal orou pedindo que o fogo viesse do céu e o fogo veio e depois orou novamente pedindo que a chuva voltasse e a chuva voltou. Mas, é preciso ter convicção e estar na vontade de Deus, seguindo seus preceitos e tendo além de um relacionamento, intimidade com Ele, através da oração, jejum e meditação em Sua Palavra.
Só lembrando! SEM CONVICÇÃO E FÉ NÃO HÁ TRANSFORMAÇÃO CONCLUSÃO:
Elias mudou o rumo da história em sua época, pois tinha convicção. Tinha confiança na palavra que Deus dera a ele. Ele tinha muita fé. Elias tinha convicção da realidade de Deus; tinha certeza que Deus é real, vive e é poderoso. Elias tinha convicção de que era um representante de Deus aqui na terra; e que estava comissionado a pregar a Palavra de Deus e fazer o bem não importa a quem. Elias tinha convicção de que o poder de Deus estava à sua disposição. E hoje! Assim como Elias, precisamos tomar posse dessa convicção e Fé e entender que é Deus que age e é o Todo Poderoso e pode através de nós, mudarmos qualquer situação. Deus é o mesmo Deus de ontem, de hoje e de eternamente e trabalha o tempo todo a nosso favor. Vamos ler (Is 64:4) “Porque desde a atiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com olhos se viu um Deus além de ti, que trabalhe para aquele que nele espera”. Deus abençoe!
Compartilhe