06/22/2020
07:42:51 AM
TÍTULO: SETE PERIGOS OS QUAIS MOSTRA QUE ESTAMOS NOS AFASTANDO DE DEUS SEM PERCEBER TEXTO:
Efésios 5:14-17
Irmãos! Embora essa Igreja não seja minha, a obra não seja minha e nem do Pr. Dimas, e tudo pertença ao nosso Deus. Ultimamente como Ministro da Palavra e humano que sou, tenho me preocupado com a saúde espiritual da Igreja após essa pandemia. E compartilhando com o Pr. Dimas e com vários outros Pastores, eles também tem tido essa mesma preocupação. É de como estará a condição espiritual de muitos irmãos e de como vão se encontrar, melhor ou pior?
Amados! O Pai Celeste, Deus! É a parte mais importante de nossas vidas. Se ainda não é, tem que ser. Ele é a pessoa que mais nos conhece; melhor até do que nós mesmos que julgamos nos conhecer e nos ama imensamente. Ele espera que agente se lembre Dele sempre e que cumpramos tudo aquilo que Ele nos ensina todos os dias através da Palavra ouvida ou lida, pois é sempre boa para o nosso bem e amadurecimento. E que não importa a circunstância que estamos vivendo, seja ela boa ou ruim, que agente se achegue cada vez mais para perto Dele e não se distancie como tem acontecido com muitos cristãos nos últimos dias, seja por decepções com liderança ou mesmo por causa do esfriamento espiritual. Está escrito em (Tg 4:8) “Chegai-vos a Deus e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai o coração”.
No entanto, a segurança que algumas vezes temos em nossa capacidade, passamos a acreditar que vivemos muito bem por nossa conta, deixando de fazer pequenas coisas e seguir certos preceitos que Ele nos orienta, simplesmente porque achamos que não é tão importante assim e que aquele determinado preceito não fará diferença alguma em nossa vida diária.
Aí então começa todo o perigo, lentamente, muitas vezes até sem perceber, começamos a nos afastar de Deus. Com essa pandemia o que tenho observado, infelizmente! É a acomodação e o esfriamento espiritual, o esfriamento da Fé de muitas pessoas, o que deveria ser ao inverso. Estamos observando as pessoas se autoprotegendo de algo que está fora de seu controle. Estão preocupadas com a sua subsistência e se esquecendo que Deus é o nosso provedor. Que em vez de se aproximar mais de Deus, estão se afastando.
TRANSIÇÃO: Há alguns pontos que gostaria de compartilhar com os irmãos nessa noite. Vamos falar e será um sinal de alerta sobre o perigo que estamos correndo em nos afastarmos de Deus e ficarmos a mercê das influências externas a qual tem afetado a vida física e espiritual de muitos cristãos nesse período de pandemia que estamos passando. São vários os perigos, vamos falar de sete:
1º Perigo. Falta de tempo para oração Irmãos! Oração é a essência e um dos fundamentos do fortalecimento de nossa Fé e confiança em Deus. Se você não dispensa tempo de oração, você não tem confiança e nem intimidade com Deus. Se você não tem confiança e nem intimidade não tem esperança. Isso já deve ter acontecido com você, acordar atrasado e sair apressadamente para não chegar atrasado ao trabalho ou compromisso. Muitas vezes nestas horas nem o café da manhã conseguimos tomar, tampouco nos ajoelharmos em oração, não é mesmo? Mas nossa prioridade precisa ser revista. Se quisermos ter a companhia do Espírito Santo em nosso dia para nos orientar e nos proteger, orar é fundamental.
2º Perigo. Falta de tempo e interesse na leitura da Bíblia Como podemos ser seguidores de Cristo se não aprendemos com seus ensinamentos? A falta de leitura frequente das Escrituras nos afasta do Senhor e nos leva a um caminho bem perigoso de letargia espiritual. Amados! Na Bíblia possui dezenas de versículos específicos que fala sobre ler, examinar e meditar na Palavra, mas vamos citar somente três aqui. (Sl 119:105) “Lâmpada para meus pés é a tua Palavra e luz, para o meu caminho”. (Mt 22:29) “Errais não conhecendo as Escrituras, nem o Poder de Deus”. (Jo 5:39) “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam”. Também existem dezenas de versículos que fala em buscar nas Palavras o aprender e ensinar, mas vou me atentar a este (Jo 14:26) “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito”. Ler, meditar na Palavra vai nos livrar de muitas ciladas e tentações que o inimigo coloca todos os dias à nossa frente. Porque quando lemos e meditamos. Estando nós fazendo algo errado ou seguindo por um caminho que não é bom o Espírito Santo nos faz lembrar que aquilo que estamos fazendo e aquele caminho não é o correto.
3º Perigo. Não dar ouvidos aos ensinamentos Se o Senhor nos orienta a seguir sua Palavra e seus ensinamentos, qualquer coisa que seja, devemos estar atentos e rápidos em segui-lo, por menor que sejam seus conselhos aos nossos olhos, eles são importantes para nos trazer para mais perto Dele e alcançarmos a felicidade e a paz que tanto almejamos. Agora! Quando passamos a escolher dentre os mandamentos e conselhos os quais queremos seguir por nossa vontade e desejo, estaremos nos distanciando muito do Pai, pois temos dentro de nós um perigo o poder do livre-arbítrio um poder dado por Deus que muitos não sabem gerir, logo são vitimas dele. “Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça” (Isaías 59:1-2). Do nosso livre-arbítrio vem a única coisa que tem o poder de nos separar de Deus; a desobediência e o pecado. Você pode frequentar a Igreja fielmente, ter responsabilidades e até mesmo ter uma posição e ainda assim se separar de Deus. Use o poder do seu livre-arbítrio com sabedoria. Faça a escolha que agrade a Deus.
4º Perigo. Nos esquecer do amor de Deus O Pai Celestial nos abençoa a todo o momento, porém, muitas vezes temos a tendência de achar que todas as maravilhas que nos acontecem são conquistas apenas nossas e nos esquecemos do amor de Deus. (Jo 3:16). Que amor é esse? Além de tudo que recebemos de benéfico aqui nessa terra. Deus por amor a cada um de nós ainda envia Seu único Filho para morrer em nosso lugar e nos salvar das garras do inimigo e da morte eterna? Em (II Co 5:14) “O amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo, todos morreremos”. O amor de Cristo nos constrange porque não nos deixa escolha, a não ser viver para ele.
5º Perigo. Orgulho O orgulho é um sentimento muito ruim o qual faz com que nos julguemos melhor que os outros, e na verdade, não foi isso que Cristo nos ensinou. Bem certo é que: Quando nutrimos o sentimento de orgulho nos afastamos do Espírito do Senhor. Para Ele, somos todos iguais, não importa o que você é, possui, qual seja sua posição social ou status. (Lc 22:26) “Mas não sereis vós assim; antes, o maior entre vós seja como o menor; e quem governa, seja como quem serve”.
6º Perigo. Deixar de frequentar e congregar na Igreja Queridos! Embora momentaneamente estejamos evitando aglomerações e por isso não estamos congregando na Igreja, temos que reavaliar isso que está acontecendo e tomarmos o cuidado de não nos acomodarmos. Após isso tudo passar, Temos que voltar a congregar na Igreja. A Igreja é o local onde podemos ouvir sobre Cristo, aprender sobre Ele e nos aproximarmos cada vez mais Dele. Se passarmos a achar que ir à Igreja é apenas um evento anual ou nos acomodarmos com as transmissões via internet que não deixam de ser benéficas, mas nos contentarmos com isso, estamos dando a oportunidade de nos distanciarmos de Deus pouco a pouco. É muito importante termos comunhão uns com os outros. Em (Sl 133:1) “Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união” e também nos alerta em (Hb 10:24-25) “E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos à caridade e às boas obras. Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes admoestemo-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele dia”.
7º Perigo. Poluir nossa mente Há na atualidade uma mídia corrompida e tendenciosa manipulando a todos que são receptivos a essas informações negativas as quais estamos passando no momento, além de outras e, se não estivermos atentos aos conselhos de Deus caímos nas armadilhas dessas emissoras que colocam em geral programas para todos os gostos, no entanto, cada vez mais a pornografia toma conta de filmes, músicas, programas de TV e até dos livros. Se passarmos a conviver com isso de forma natural estamos nos afastando do Espírito de Deus. (Ef 6:10-11) “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo”.
CONCLUSÃO: Nos dias atuais temos como já vimos muitos riscos à frente. Que tipo de cristão você e eu desejamos ser? Aquele que escolhe a quais ensinamentos interessam ou aquele que obedece a todos os ensinamentos do Pai sem arrumar desculpas? Essa escolha fará toda diferença em nossa vida! Mas há uma série de coisas que não pode separar os que têm o Senhor Jesus vivo dentro deles. “Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? (38-39) Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 8:35,38-39). Queridos! Os versículos acima se refere a influências externas. É verdade que se nossa Fé está firmada em Cristo nada por fora pode nos separar de Deus, nada pode nos afastar de Deus e esses sete perigos dos quais falamos não vão nos influenciar e nem fazer parte de nossas vidas, porque nosso interior está cheio do Espírito de Deus.
Compartilhe